TerRa

Projeto

TerRa

As raças de animais autóctones constituem um património genético, cultural e ecológico de extrema relevância para os territórios de onde são originárias. Através delas podemos interpretar a paisagem, visto que a presença destes animais modelou durante séculos os ecossistemas agrícolas onde foram selecionados. 

As comunidades rurais do Nordeste Transmontano souberam preservar esta herança viva, legado dos seus antepassados, após séculos de seleção e adaptação às particularidades ecológicas do território. Efetivamente, esta região do país ostenta uma notável riqueza no número de raças de cada espécie: 1 raça de asininos, 2 raças de caprinos, 1 raça de bovinos, 1 raça de canídeos, 5 raças de ovinos e 1 raça de suínos.

Todavia, a mecanização da agricultura e a procura de raças mais produtivas do ponto de vista económico, conduziram a um rápido declínio no efetivo das raças portuguesas. De forma a contrariar esta tendência e a salvaguardar todo o património que as raças autóctones encerram, é necessário estimular o conhecimento sobre estes animais.


A presença de animais domésticos em ecossistemas humanizados é benéfica para muitas espécies selvagens mas, apesar de este conceito estar difundido entre a comunidade científica e os agentes de conservação da natureza, a relação entre animais domésticos e a biodiversidade selvagem não é difundida junto do público generalista. Neste sentido, outro dos objetivos deste projecto é explorar e promover o conhecimento sobre a íntima ligação destes dois universos. A título de exemplo, refira-se que através do burro de Miranda conhecer-se-á a importância da conservação dos lameiros e através do cão-de-gado transmontano saberemos valorizar a sabedoria dos nossos antepassados na coexistência pacífica com os carnívoros silvestres.

Com o TerRa quisemos também dar a conhecer os criadores das raças autóctones do Nordeste Transmontano. Perceber a história de vida de cada um, as suas motivações e o seu dia-a-dia. Uma forma de agradecer o seu contributo para a preservação e valorização deste importante património.

O Projeto "TerRa - Conhecer o Território através das Raças Autóctones” foi desenvolvido pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Fundo Ambiental, Ministério do Ambiente, ENEA2020 - Estratégia Nacional de Educação Ambiental, e dos municípios abrangidos.

Território

Todas as raças e criadores constantes neste projeto pertencem à região do Nordeste Transmontano. A distribuição dos criadores pelo território pode ser consultada no mapa.

Identidade Visual



O sistema visual do projeto TerRa teve por base da sua criação o objectivo de refletir no seu universo gráfico as pessoas/criadores, as raças e os costumes da região do Nordeste Transmontano. Pretendíamos desenvolver um sistema gráfico que permitisse apoiar os produtores aderentes, através da criação de branding corporativo. 

Nesta lógica, inspirados pelos elementos e padrões utilizados por pastores da região na gravação de ferramentas e utensílios rurais, bem como nos elementos decorativos da capa de honras Mirandesa, foi pensado um código de comunicação baseado em ícones. A nível cromático as escolhas basearam-se nos quatro elementos clássicos associando-se assim à terra e à natureza.

Definiu-se um conjunto de valores que, na nossa perspetiva, se identificam com a região de Trás-os-Montes e com aquilo que consideramos fundamental preservar: Natureza, Ruralidade, Território, Conservação, Montanha, Floresta, Biodiversidade, Ambiente, Qualidade, Sustentabilidade, Cultura, Tradição, Ecologia, Património, Compromisso, Ética, Valorização, Colaboração, Comunicação, Alimentação, Rede, Familiar.

A cada valor foram atribuídos dois dos quarenta e quatro ícones desenvolvidos, que nos permitiu gerar as logomarcas individuais. Aos criadores TerRa foi pedido que destacassem 4 valores que reconheçam como parte da sua identidade. 

Pode encontrar esta seleção na página individual de cada criador. 

Ficha Técnica

Promotor: AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino
Coordenação: Miguel Nóvoa, Joana Braga, Cláudia Costa
Redação: Filomena Moura
Video: Gonçalo Mota
Fotografia: Cláudia Costa
Design: MAAN design
Webdesign: Webprodz